Pátria educadora? Pesquisa internacional revela que o Brasil é o 3º país mais ignorante do mundo
  • Ouça a
    Rádio Difusão
  • Contato-Stampha
    Facebook-Stampha
    Educação
    04/03/2017
    13:39
    Pátria educadora? Pesquisa internacional revela que o Brasil é o 3º país mais ignorante do mundo
    A Coreia do Sul foi a nação que apresentou melhor conhecimento sobre si mesma entre as 33 participantes

    Pesquisa divulgada pelo instituto britânico Ipsis MORI, chamada “Perils of Perception” (Perigos da Percepção, em tradução livre do inglês), colocou o Brasil como o terceiro país mais ignorante entre 33 nações avaliadas.


    Os brasileiros demonstraram níveis de ignorância mais baixos apenas do que os indianos, que ficaram em segundo lugar, e os mexicanos, que lideraram o ranking.

    A ideia era levantar percepções de diversas pessoas ao redor do mundo sobre seus próprios países. Perguntas sobre a quantidade de pessoas que moram em áreas ruais, ou qual é a porcentagem de brasileiros com acesso à internet fizeram parte da enquete.

    Os mil brasileiros que participaram das perguntas entre os dias 1 e 16 de outubro, em sua maioria, passaram longe das alternativas corretas. O pior desempenho foi na questão sobre a idade média dos habitantes do país. O palpite médio dos entrevistados apontou que o povo do Brasil tem média de idade de 56 anos, quando, na verdade, a resposta correta seria 31.

    Ao serem questionados sobre a porcentagem de mulheres no poder, os voluntários acreditavam que 31% dos políticos brasileiros fossem mulheres, sendo que a resposta correta é menos que a metade disso: 14%.

    A Coreia do Sul foi a nação que apresentou melhor conhecimento sobre si mesma entre as 33 participantes. Em segundo ficou a Irlanda e, em terceiro, a Polônia. Dos países que chamam a atenção por ficarem entre os 10 mais que são mais ignorantes, destacam-se a Itália em décimo lugar e a Nova Zelândia em quinto.

    Percepção x realidade


    O resultado revelou que os brasileiros não têm muita noção do que acontece em seu próprio país. A visão geral sobre a maioria dos brasileiros é que somos um povo com grande acesso à internet (72%, quando a realidade é de 53%), com meia-idade (56 anos, quando a idade média do país é de 31 anos), rural (34%, mas apenas 15% da população não vive em cidades) e que – pasmem – 25% da população brasileira não nasceu no Brasil (apenas 0.3% da população é de imigrantes).

    Esse resultado nos colocou em terceiro lugar no “índice de ignorância” entre os países participantes. Confira abaixo o ranking completo.

    Social Stampha
    O Portal Stampha não se responsabilza pelos conceitos emitidos nos textos assinados. As pessoas não listadas no expediante não estão autorizadas a falar em nome do Portal ou retirar qualquer tipo de material sem prévia autorização emitida pela redação ou pelo depatardamento de marketing do Portal Stampha. Não é permitida a reprodução das matérias publicadas sem prévia autorização dos responsáveis. As informações contidas nos anúncios e informes publicitários publicados no Portal Stampha são de total responsabilidade dos anunciantes, que responderão pela veridade da mesma.
    © 2014 - stampha.com.br • Todos os direitos reservados.